Ao nascer a criança traz em si a possibilidade de se tornar alguém capaz de amar e ser amada, de se expressar e se comunicar, de refletir de forma cada vez mais lógica e significativa.
Esse potencial só se efetivara através de sua própria ação, da educação que receberá e com influência dos seguintes fatores:
- Meio familiar;
- Sua estrutura;
- Meio sócio-econômico;
- Valores da família
- Situação emocional;
- Definição de limites.
A criança é um sujeito em desenvolvimento, que aprende captando habilidade para dento de si. Absorve hábitos e atitudes dos que a rodeiam, aprende mais por experiência do que por erro, mais por prazer do que pelo sofrimento, pela afeição, pelo amor, pela paciência, pela compreensão, por pertencer, por fazer e por ser. Dia a dia a criança passa a saber um pouco do que você sabe e um pouco do que você pensa e entende. Aquilo que você (pais, escola) sonha e crê é,na verdade, o que a criança está se tornando. Se você percebe nebulosa ou firmemente, se acredita tola ou sabiamente, se sonha sonhos sem graça ou dourados se você mente ou diz a verdade, é assim que a criança aprende. E hoje com todas essas mudanças a criança também está passando por transformações e às vezes confusa com os sujeitos ao seu redor. Pois sem sujeitos não há criança e sem estruturas não há um bom desenvolvimento.
Texto de Silvana Beduschi da Silveira - Psicopedagoga Clinica
Extraído da revista: Escola de Pais do Brasil, seccionais de Maravilha e Pinhalzinho,2002.
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